ÁREA RESTRITA
FALE CONOSCO
BLOG
24
NOV
   Divulgação das turmas de learning Fun 2015
UNIDADE 1 -
UNIDADE 2 -
Turma bilíngue 3 anos -

 

 
20
NOV
   Colônia de Férias da Casa da Tia Léa

 
19
NOV
   Gordura Trans

A “gordura trans” é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Ela é produzida a partir de óleos vegetais que são hidrogenados, ou seja, átomos de hidrogênio adicionados ao óleo. Assim é a produção desta gordura, que a indústria usa para ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo em prateleiras do mercado com custo baixo. Tal componente é extremamente prejudicial à saúde: aumenta os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui o colesterol bom, o HDL. Além disso, dificulta a passagem do sangue pelas artérias, facilitando o desenvolvimento de inflamações e da obesidade. Estudos apontam que está envolvida no surgimento de câncer de mama, entre outras doenças.

 Todo o quadro é piorado pelo aspecto de que há uma incapacidade do nosso corpo em eliminá-la, ficando ela depositada. Não existe nenhum alimento que, quando ingerido, combata a trans ou minimize seus efeitos e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou ser aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Ela está presente em alimentos como margarina, batatas fritas, sorvetes, biscoitos, bolos, bolachas recheadas e outros empacotados industrializados.

Dede 1° de agosto de 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga todos os fabricantes a indicar no rótulo quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Por outro lado, o Ministério da Saúde também tenta acabar com a utilização dessa gordura, seguindo o exemplo de países como a Suíça e a Dinamarca, onde ela é proibida. A rotulagem é de grande importância, pois é nela que se sabe o que possui no alimento ingerido. Se a gordura trans for identificada o melhor a fazer é não consumir o alimento, e se não for possível aboli-lo o indicado é consumir com moderação. Se você encontrar no rótulo de algum produto a indicação de gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, certamente há gordura trans em sua composição. Quando não há gordura trans o fabricante faz questão de chamar atenção para isso. Mas ainda existe certo descaso com a leitura de rótulos, e é preciso incentivar esse hábito. Assim, muitos dos alimentos voltados para o público infantil são cheios de gorduras trans, portanto sem querer recheamos os carrinhos de compras com recheados, salgadinhos de pacote, biscoitos diversos, alimentos pré-preparados (lasanhas, batatas, quibes, cozinhas, etc.), aumentando o consumo de alimentos que não fazem bem à saúde.

Ao preparar alguma fritura prefira sempre os óleos de soja, milho ou canola, muito mais saudáveis. E tome cuidado ao substituir margarina por manteiga, pois apesar de ter baixa concentração de ácido graxo trans, a manteiga é riquíssima em gordura saturada e, por isso, seu consumo dever ser moderado.    

E lembre-se: nada é proibido, mas deve-se ingerir com moderação e cautela os alimentos que são ricos nesse tipo de gordura; caso contrário, eles trarão sérios prejuízos para a sua saúde.

Fonte: RDC 54/2012 - Agência de Vigilância Sanitária

 
18
NOV
   Circular sobre Materiais

 
12
NOV
   Visita ilustre na Casa da Tia Léa

Nosso ex-aluno Felipe França, 25 anos e advogado.
Sua presença nos trouxe muita alegria, Felipe! Volte sempre!
 
11
NOV
   Pequenas Revoluções Cotidianas - Festa de Encerramento

 

Páginas: « anterior 12345678910 próxima »

Mostrando: de 1 a 6
 
 
AGENDA
Nenhum compromisso
 
PUBLICAÇÕES
1ª Edição - CONVIVER
 
ANIVERSARIANTES
DO MÊS
Novembro
1 ARTUR TEIXEIRA DE ALMEIDA
1 MARIANA FERREIRA BARBOSA
1 GUILHERME MOREIRA HOLANDA
2 MARIA TEREZA DE CASTRO
2 LUÍSA DIAS HOLANDA
3 MARINA LIRA BENEVIDES
3 GABRIEL VERAS
4 GUSTAVO MÁXIMO
4 LAVÍNIA YEVA
6 ALEXANDRE MAGALHAES
6 ANA SURI
7 ENZO LUIZ FRANÇA BUARQUE
7 FELIPE COUTINHO
7 LETICIA MACEDO MAGALHAES
8 KALIL MACHADO AIRES
8 MAÍRA BRAGA
8 MARIA LUISA CLEMENTE
9 LEVI MONTENEGRO
10 LARISSA CÉSAR
12 MARIANA VILLAR
12 BÁRBARA VILLAR
12 BERNARDO QUINDERÉ
12 CATARINA BERTOLINI
12 LUCAS ANTONIO
12 DAVI MENEZES SILVEIRA
12 LIA FROTA
13 GEORGE LOPES CORREIA
13 VINICIUS BARRETO
15 GUILHERME RANGEL
17 REBECA MARIA LEITAO ROLIM
17 JOÃO PEDRO DE MELO RIOS
18 DAVI AMORA
20 SARA PINHEIRO MUNIZ
21 DORA ALICE HOLANDA
22 MARIANA AGUIAR CINTRA
23 FELIPE MAIA DE QUEIROGA
23 IAN SANTOS
23 MATHEUS FALCÃO
23 LUISA MARQUES
24 AUGUSTO PETRY RODRIGUES
24 LIA AVELINO
25 GIOVANNA EDUARDO LOPES
26 LUCAS FREITAS HOLANDA
26 ALICE MARIA
27 YHUDY SILVA
28 MARIA ALICE DE MATOS
28 SOPHIA LOPES CARNEIRO
29 VALENTINA LOURENÇO
30 ANA JULIA VIANA JORGE
30 LARISSA MACIEL
30 ANALIS DANTAS
aniversariantes
 
FACEBOOK

 

 
INSTAGRAM

INÍCIO

QUEM SOMOS

SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
ÁREA RESTRITA

FALE CONOSCO
www.igenio.com.br