ÁREA RESTRITA
FALE CONOSCO
BLOG
24
OUT
   Lista de Livros para 2015

 
21
OUT
   Malefícios do excesso de sal na alimentação diária

Usado para conservar alimentos no passado, o sal tornou-se um dos temperos mais populares do mundo. Não haveria problema se usássemos com moderação, mas infelizmente não é isso que acontece. Como o sódio é um excelente realçador de sabor, as pessoas usam em excesso e, como tudo na vida, precisa haver um equilíbrio. Aliás, sódio e sal não são sinônimos. De qualquer forma, o sal de cozinha (NaCl) contem sódio na sua composição (6 g de sal de cozinha equivalem a 2,4 g de sódio).

            "Os adultos deveriam consumir menos de 2 gramas de sódio – ou menos de 5 gramas de sal", comunica a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso equivale a menos de uma colher de chá rasa de sal ou cinco pacotinhos daqueles servidos em restaurantes, já que cada um contém 1 grama. Importa ainda afirmar que indicações de sal para crianças variam com tamanho, idade e necessidade energética.

            Além disso, consumido em excesso, o sódio leva o organismo a reter mais água, assim o coração e rins ficam sobrecarregados, podendo levar à hipertensão arterial. O mineral causa outras enfermidades, como por exemplo: doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estômago, catarata, além de poder liberar hormônios que causam retenção de líquido e inchaço. Ironicamente, se antes ele tinha a função de zelar pela qualidade dos alimentos e, consequentemente, pela saúde das pessoas, hoje ele recebe o título de vilão. Assim, integra a lista dos condimentos prejudiciais à saúde.

            Até quem usa o sal nos alimentos com moderação precisa ficar atento aos alimentos industrializados, pois nesses alimentos, mesmo que não possamos perceber o excesso de sal apenas com o paladar, o sódio funciona como conservante e realçador de sabor. Assim, produtos industrializados (cubinhos de caldo de galinha, carne, vegetais e outros), bem como macarrão instantâneo, enlatados, embutidos e os salgadinhos de pacote (tipos chilitos) possuem um teor de sódio que ultrapassa nossa necessidade diária. 

            Para finalizar: consumindo apenas alimentos naturais já conseguimos suprir nossa necessidade diária de sódio, por isso precisamos usar os industrializados com moderação.

Dicas para reduzir o excesso de sal

1.  Tirar o saleiro da mesa. O alimento já é preparado com adição de sal de cozinha, por isso não precisamos retemperá-lo.

2. Evitar comidas do tipo fast-food. As mesmas, muitas vezes, possuem a quantidade de sal muito superior a que devemos ingerir por dia.

3.   Evitar os alimentos que são campeões em sódio (industrializados).

4. Incrementar o uso de ervas e condimentos como cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, hortelã, limão, manjericão, coentro e cominho, entre outros.

4. Ler rótulos é fundamental! Sobre tal leitura: deve-se lembrar que os ingredientes são citados na ordem de proporção que aparecem no alimento.

5. Outra recomendação é sempre experimentar a comida antes de pôr sal, para ver se está adequada ao gosto. Além disso, aos poucos, o paladar se acostuma com menos sal na alimentação.

Produtos processados são campeões de sódio

            Alguns produtos dietéticos, por exemplo, apresentam ciclamato de sódio (adoçante) que possui alto teor de sódio na sua composição. Assim, algumas pessoas evitam o consumo de açúcar e exageram no consumo de sódio.

1.     Um cubo de caldo de galinha de uma marca bem conhecida possui cerca de 2.046 mg de sódio, ou seja, 102,55 % VD (valor diário recomendado);
2. Macarrão instantâneo com tempero - 2721 mg de sódio em 85 g – 136 % do VD;
3. Macarrão instantâneo sem tempero – 1198 mg de sódio em 80g  - 60% do VD;
4. Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g – 38% do VD;
5. Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80g – 28,4 %;
6. Salsicha – 551 mg de sódio em 50g – 27,6 %;
7. Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g.

      SERVIÇO DE NUTRIÇÃO                             Cpu rec/out 14 / r.s / c.p.

 

 
20
OUT
   VAMOS À PRAIA?

NO PROJETO "FORTALEZA: EM CADA PONTO UMA HISTÓRIA", NOSSAS CRIANÇAS CONHECERAM MAIS UM PONTO TURÍSTICO DA CIDADE: A PRAIA DO FUTURO. O EVENTO FOI MUITO DIVERTIDO E LÚDICO: AS CRIANÇAS DESFILARAM COM SEUS ACESSÓRIOS DE PRAIA, TOMARAM SOL, BRINCARAM NA AREIA E AINDA TEVE O BANHO DE MANGUEIRA! 

            POIS É, SE NO “FAZ DE CONTA” É DIVERTIDO, IMAGINE IR À PRAIA DE VERDADE? E ASSIM CONTEMPLAR O MARAVILHOSO SOL DE FORTALEZA E TOMAR UM GOSTOSO BANHO DE MAR! É POR ISSO QUE FORTALEZA ATRAI TURISTAS DE TODOS OS LUGARES, ENCANTADOS COM A BELEZA DE NOSSAS PRAIAS E ALEGRIA DO NOSSO POVO. 

            VIVA FORTALEZA!

[ver fotos]

 
17
OUT
   Aconteceu na Casa da Tia Léa

No dia 13 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor, os pais das crianças do berçário organizaram um lindo café da manhã para homenagear as berçaristas. Foi um momento de celebração e demonstração de afeto.
 
            A Casa da Tia Léa agradece aos pais por este reconhecimento.
 
"Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto" - Rubem Alves
 
16
OUT
   Uma Noite de Autógrafos - Festa 1ª ano

Alunos talentosos são assim: mal começam a escrever e já lançam um best-seller
 
16
OUT
   Festival de Dança da Casa da Tia Léa

 

Páginas: « anterior 12345678910 próxima »

Mostrando: de 1 a 6
 
 
AGENDA
Nenhum compromisso
 
PUBLICAÇÕES
1ª Edição - CONVIVER
 
ANIVERSARIANTES
DO MÊS
Outubro
2 ANA MARIA LUPI
2 MARIA ALICE CARVALHO
2 BEATRIZ LIMA
5 ENRICO NETO
6 MARCOS FALÇÃO
7 SOFIA LIMA
7 JOÃO PEDRO CARNEIRO
8 JULIA GOMES
8 EDUARDO RAMALHO
9 LUCAS MAIA
10 CLARICE FACÓ
11 ENZO MACEDO
11 PEDRO PEREIRA
12 ENZO CUSTÓDIO
12 LUIZA PONTES
13 RAFAEL DIÓGENES
15 JOÃO GABRIEL FRANKLIN
15 LEON LIMA
16 EDUARDA SAMPAIO
16 LUCAS BELARMINO
18 LUIZA MARIA
20 NARA MARIA
20 NÉLIA MARIA
21 SOFIA TEIXEIRA
25 VITOR SILVA
25 FELIPE SERPA
27 PEDRO GOMES
aniversariantes
 
FACEBOOK

 

 
INSTAGRAM

INÍCIO

QUEM SOMOS

SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
ÁREA RESTRITA

FALE CONOSCO
www.igenio.com.br